Área para médicos
Saiba mais sobre:
Os 3 maiores problemas
Os problemas que as pessoas encontram durante a sua vida normalmente são parecidos, saiba quais são aqueles que mais atrapalham a profissão dos médicos e aprenda algumas maneiras fáceis de evitar prejuízos com:
As perguntas mais comuns:
Clique sobre as perguntas para visualizar as respostas.
1. Briga entre sócios.
Os conflitos em sociedades existem e não é de hoje. O Direito é a ciência que trata destes conflitos e ao certo tem mecanismos pré-estabelecidos para ajudar os empreendedores.
Se a sociedade é recente, a melhor forma de não se ter conflito entre os sócios é o desenho muito bem elaborado do contrato social e do regimento interno. Infelizmente os sócios não dão atenção para a formulação destes documentos
Se o conflito já existe, a intermediação dos interesses dos sócios se faz necessária. A correta compreensão dos direitos de cada parte poderá por fim ao litígio.
Os motivos mais prováveis de conflito entre sócios é a mudança de objetivo profissional do médico, que pode ser decorrente de algum fator pessoal externo à sociedade.
2. Falta de planejamento para crescer.
O crescimento dos empreendimentos ao invés de trazer lucro, muitas vezes acarreta prejuízo, isso em maioria, por falta de planejamento na fase inicial.
Deve-se ter uma conversa franca e aberta entre os sócios para ajustar os interesses e planejar o futuro da sociedade, respeitando o direito de cada qual, até o de se desligar da sociedade.
3. Falta de conhecimento técnico.
Normalmente o médico não foi educado para empreender. A falta de conhecimento técnico traz inúmeros prejuízos, preste atenção nessas três observações fáceis.
a. Confira a declaração de IR da sua Clínica e veja qual foi a base de cálculo utilizada.
Inúmeros serviços de saúde recolhem imposto de Renda maior do que devido.
Enquanto a base de cálculo do IR para hospital é de 8%, as demais pessoas jurídicas tem base de cálculo de 32% para lucro presumido.
Ocorre que para a Receita Federal muitas clínicas devem ser enquadradas como hospital, se não o fazem, pagam muito mais Imposto de Renda do que o devido.
Imposto é o tributo cuja obrigação apresenta por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Os impostos são tributos não vinculados à existência de uma atividade específica que justifique a sua cobrança por parte do Estado.
Base de cálculo é a grandeza mensurável em que se assenta o tributo.
b. Empregados e parceiros.
Não trabalhe na informalidade, o informal não cresce.
Não contrate cooperativas de trabalho para burlar a lei trabalhista. Os prejuízos e o risco são enormes, além de se ter um prejuízo muitas vezes não observado, a falta de comprometimento de um trabalhador insatisfeito.
Com os parceiros, antes de começar a trabalhar, procure saber os interesses comuns, os processos judiciais existentes, antes de contratar e, quando contratar, contrate por escrito.
c. Observe esse modismo de ações que versam sobre erro médico.
Consulte o tópico Responsabilidade Civil Profissional.